segunda-feira, 9 de setembro de 2013

A importância de ser um "cozinheiro anarquista"

      Quando eu comecei a cozinhar, eu era uma típica "seguidora de receitas",eu era exatamente o oposto do que eu chamo de uma "cozinheira anarquista.
       Um "cozinheiro anarquista" é aquele que adora ousar,tentar algo totalmente inusitado,é criticado por muitos na elaboração dos pratos,mas é elogiado por todos na finalização dos mesmos.
        As receitas mais deliciosas que já comi,foram também as mais ousadas."Peixe branco em crosta de laranja e páprica",um prato talvez para muitos, demasiadamente ousado,mas unanimante autêntico e díspar.
         Nenhum chefe se torna famoso,por ser um "célebre reprodutor de receitas".Os chefes ousam,exploram maneiras e receitas de uma maneira impensada,e única.
        Os chefes erram,mais erram tanto nesse caminho da "ousadia",da "anarquia culinária",e por isso que muitos esquivam-se desse caminho,com medo de falhar.E é ai que todos esses "medrosos" erram,eles erram no "medo de errar",erram por acharem que falhar é sempre ruim.E pelo contrário,hoje eu queimo o alho,amanhã eu descubro não só porque eu queimei o alho,mas eu também crio um método completamente inovador para fritar o alho, de uma maneira mais inteligível.
        Cozinhar com paixão,cozinhar com amor,é estar sempre disposto a errar,e instruir-se a partir do erro cometido.
         Errar na culinária,nem sempre é errar. Você sabia que o famoso, e delicioso Brownie ,na verdade é um "bolo que não deu certo"?É um bolo feito por uma confeiteira desatenta, que esqueceu de incorporar o fermento na massa.
         O nome do meu blog "tempero agridoce" é justamente uma ousadia culinária deliciosa.Se hoje misturamos doce com salgado,criando uma perfeita harmonia,ninguém garante que isso era uma realidade há alguns anos atrás.
        Quem sabe o 1º chef a criar o tempero agridoce,fez isso como uma  "carta de alforria" culinária para proporcionar mais liberdade aos chefes?"não misturem doce com salgado";todos obedeciam,mas quem desobedeceu pela 1ª vez,criou o "tempero agridoce".
        Amar culinária é amar quebrar normas pré-definidas, ouvir um "isso não combina",e colocar mesmo assim!E que se danem aqueles "robozinhos culinários" ,eu quero ousar,eu quero errar,eu quero que criem regras ,porque eu vou quebrar todas elas,e criar pratos maravilhosos,e silenciar os desacreditados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário